2 de março de 2014

Leite creme de baunilha e laranja


Nunca fui grande fã de leite creme, o sabor faz-me lembrar o do pudim, e eu não gosto de pudim. Mas felizmente ele gosta de quase tudo, e leite creme então...



Ainda bem que eu cozinho em prol dele, porque se fosse só para mim, o blog estava condenado ;)
Ele fez anos o mês passado e para além da habitual lasanha fiz pela primeira vez leite creme! Finalmente deram-me o maçarico no meu aniversário que eu já andava a pedir há 2 anos!


A receita é do José Avillez e é soberba ! Eu não tenho muito por onde comparar mas asseguro-vos que ele tem bem por onde comparar e não há pessoa mais critica na cozinha do que ele!


Ingredientes:
50ml leite
300ml natas
55g açúcar amarelo
4 gemas de ovos
2 c. sopa de sumo de laranja
1 vagem de baunilha
casca de laranja (zest)
açúcar amarelo q.b.

Preparação:

1. Aqueça o forno a 150ºC;

2. Leve o leite ao lume juntamente com 100 ml de natas. Abra a vagem de baunilha e com a ajuda de uma faca retire bem as sementes;

3. Acrescente ao leite as sementes de baunilha, a vagem, a casca de laranja e deixe que comece a fervilhar;

4. Numa taça, bata as gemas com o açúcar. Retire o leite aromatizado do lume e junte a restante nata fria e o sumo de laranja;

5. Envolva bem e acrescente progressivamente às gemas envolvendo sempre com umas varas;

6. Coe por um passador fino e distribua o preparado pelas taças enchendo cada uma até 2/3;

7. Coloque as taças num tabuleiro de forno, com cuidado encha um tabuleiro com água quente até metade  da altura das taças e leve ao forno a cozer durante 40 minutos, aproximadamente;

8. O creme deve ficar firme, mas com uma pequena ondulação ao centro (quando arrefecer o creme irá assentar);

9. Retire do forno e deixe arrefecer à temperatura ambiente. Logo que as taças estejam frias, reserve no frigorífico até utilizar;

10. Retire as taças do frigorífico 10 minutos antes de servir, polvilhe com o açúcar e caramelize com a ajuda de um maçarico. Sirva de imediato (para estar ainda crocante).



Deliciem-se!

Fonte: Programa Já ao lume de chefe José Avillez


3 comentários:

  1. Riqueza - o travo da laranja deve ficar mesmo bom.

    ResponderEliminar
  2. Parece ser delicioso esse leite creme... eu ca adoro leite creme, é mesmo uma perdicao.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. leite creme com aroma de laranja é o meu preferido mas com um bocadinho de baunilha ainda melhor ;))
    muito bom aspecto!

    ResponderEliminar