2 de julho de 2013

Caixinha de curgete e frango com molho de maracujá


Como tinha prometido, trago uma receita bem leve, praticamente sem condimentos, ideal para os dias de calor abrasador e que deixaram as nossas casas como umas mini estufas.


Para fazer este mimo de comida tive uma duas inspirações. Dois passatempos. O primeiro que eu vi foi no blogue do Paulo (que não conhecia), The Wild Kitchen. O prémio é simplesmente fantástico, tal qual esta receita, simples, muito simples mas de uma doçura incrível.


O prémio é então nada mais e nada menos do que o fabuloso livro Cozinha - O coração da casa da Nigella Lawson. Ando há que tempos a namorar os livros dela, não tenho nenhum. Ainda!
O passatempo consiste em cozinhar qualquer coisa, mas que seja saudável. Adorei o tema, porque é muito motivador para mim, cá em casa quando cozinho ou são doces ou comidas bem condimentadas e daquelas que fazem crescer água no boca, tenho gulosos que engelham o nariz a comida saudável. Vejam o regulamento aqui.


Foi quando estava a magicar esta receita que me deparo com outro passatempo, também ele inspirador e motivador. A autora do blogue Cozinhar sem Lactose, desafia-nos a isso mesmo, cozinhar sem lactose e seguir pelo menos um dos critérios que ela indica, vejam aqui quais são.


Como tinha polpa de maracujá ainda no frigorífico, pesquisei no blogue Cozinhar sem Lactose e na altura quando fiz a receita (no início da semana passada) cumpria o primeiro critério, um ingrediente que nunca antes tinha sido utilizado. Mas já vi que recentemente foi publicado uns lindos bolinhos de maracujá. Resta-me o segundo critério, o que melhor se pode adaptar aqui. Fazer uma associação de sabores inesperada, o molho para os bifes ser feito com o maracujá e a curgete que resultou muito bem. E o prémio também é muito bom, um livro - allergy-free desserts.

E é assim que esta receita surgiu, com dois desafios. Saudável e associações inesperadas.

Ingredientes(2 pessoas):
2 bifes de frango
1/2 curgete
1 batata
2 espargos
4 c. sopa de maracujá
1 ou 2 cálices de vinho branco
1 pitada de sal
azeite q.b.

molho de iogurte
4 c. sopa de iogurte sem lactose da mimosa
1 alho esmagado
1 c. sopa de azeite
2 c. sopa de vinagre

Preparação:

1. Corte a metade da curgete a meio, no sentido longitudinal. Retire o miolo da curgete e reserve. Polvilhe com sal as caixinhas de curgete;

2. Descasque, lave a batata e corte-a em rodelas finas. Ferva as rodelas em água somente alguns minutos. Lave e corte os pés dos espargos. Numa chapa com pouco azeite salteie os espargos e as rodelas de batata;

3. Numa frigideira com um pouco de azeite cozinhe os bifes. Junte-lhes o miolo de curgete bem picadinho e deite a polpa de maracujá. Adicione o vinho branco e puxe o fogo;

4. Para o molho, junte e misture todos os ingredientes;

5. Coloque na caixa de curgete, as rodelas de batata com o espargo por cima e disponha o molho de iogurte por cima. Sirva o bife com o molho de curgete e maracujá. Acompanhe com fatias de pão caseiro.

Deliciem-se!!

Nota: Para quem esteja acostumado a comer em grandes quantidades, terá de aumentar os ingredientes desta receita. Eu e o S. somos dois piscos a comer. Mas o pão está sugerido mesmo para isso, enche perfeitamente.

11 comentários:

  1. Minha querida este pratinho ficou fantástico e a associação inesperada de ingredientes perfeita e aliada a uma alimentação saudável ainda ficou melhor :) Excelente participação em ambos os passatempos.

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  2. Olá! Gostei muito da receita! Só pedia que especificasses que tipo de iogurte usaste, porque o iogurte normal de leite de vaca tem lactose...

    ResponderEliminar
  3. Hummm...que aspecto fantastico. Adorei a tua participacao.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Deve ser muito aromático este prato! Boa sorte para os passatempos :)

    ResponderEliminar
  5. Hum uma bela sugestão :) a courgete é versátil na cozinha :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Parece-me uma bela sugestão... e saudável!
    Boa sorte! :-)

    Ana

    http://sopasamesa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Que receita tão boa :)

    Também vou tentar participar sendo ainda para mais um passatempo de que eu adoro culinária saudável:)
    Boa sorte tens uma receita saudável e com um aspeto maravilho gostei muiot!

    Convido te a conhecer o meu blog http://prazeressaudaveis.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já agora se quiseres ta a decorrer um Passatempo também na Escolha de ingrediente que este mês é o frango:)

      ***

      Eliminar
  8. Que delicia de fotos Filipa, apetece comer o ecrã!

    ResponderEliminar