15 de junho de 2013

Bolo baptizado - UKI


Ora muito bom dia!

Hoje venho mostrar e contar-vos a história deste bolo que tanto prazer me deu fazer. Mais um degrau que consegui subir neste mundo vasto, cheio de técnica.


Após o Miguel ter nascido, eu e o S. fomos visitá-lo. Na altura estava eu a aventurar-me neste mundo do cake design e fizemos um bolo em conjunto para dar as boas vindas aos papás e ao bebé. Podem ver o bolo aqui. Eles acharam imensa piada ao bolo e ainda por cima por ter sido feito por nós.


Uns meses mais tarde para comemorar os 4 meses, os pais pediram-me para fazer um bolinho ao meu critério para não deixar passar a data em branco, sempre com a massa formigueiro. E eu fiz este bolo. O qual foi muito elogiado ;)

Agora o Miguel fez 1 ano e foi baptizado e já me tinham dito que iria fazer o bolo para o baptizado. E eu fiz o bolo como sendo o bolo do baptizado, mas na realidade não foi bem assim, já vos conto o resto. Ora vejam lá o bolo por inteiro:


Devo dizer que estou muito orgulhosa dele e TODOS elogiaram. Continuando, mais ao menos uma semana antes do baptizado, confirma-se que é para eu fazer o bolo e a temática é o UKI (o que achei estranho para um baptizado). Fiz as perguntas habituais, para quando, para quantas pessoas, qual a massa do bolo, etc. É para o baptizado e de 1 kg apenas. Ora um bolo de 1 kg é muito pequeno, ainda por cima com pasta de açúcar, pelo que ia ficar minúsculo. Então seria para 40 a 50 pessoas e para fazer como achasse melhor. ok, tudo bem, e assim está o resultado à vista. Quando chego com o bolo à festa é que me apercebo que há uma temática e já havia um bolo de baptismo com a mesma temática, e também um bolo de aniversário. O meu era para juntar à mesa dos bolos para a noite com o UKI que é o boneco favorito do Miguel!

Como podem ver, eu idealizei o bolo como sendo o bolo de baptismo, por isso tive de dar elegância ao bolo para a ocasião que era. Resumindo, estou muito contente por ter feito este bolo e não realmente o bolo de baptismo, porque assim pude pôr em prática técnicas nunca antes utilizadas (por mim) e idealizar o bolo à minha maneira! :) Foi um sucesso, ainda por cima toda agente gabava o bolo e dizia que estava realmente muito bom. E eu toda babada, claro!! :)


Os folhos são aquele pormenor que eu namoro há que tempos sobretudo nos bolos da cake designer Silvia Ferreira. Fazem qualquer bolo ficar deslumbrante. Mas mesmo com tutoriais, o que parece fácil, na realidade não é. É sempre preciso muita técnica. Então nunca me tinha aventurado.
Mas desta vez iria ser um bolo para um baptizado, por isso tinha de estar à altura, tinha de arriscar, de deixar o medo de lado! E feliz coincidência, oferecem-me a revista bolos decorados em que o poster tem um bolo simplesmente magnífico (cheio de folhos leves e esvoaçantes) e claro que aquele trabalho fantástico só poderia ser feito por mãos mais que experientes e com um dom de perfeccionismo - ARTeirices Gulosas. A Tânia, já foi minha formadora e eu admiro imenso o seu trabalho e ela tirou-me todas as dúvidas que me surgiram para fazer os folhos.

Não posso também deixar de agradecer aos criativos Pirikos na cozinha, que se prontificaram logo em dar algumas dicas quando lhes pedi informações.


Diga-se de passagem que eu só "conheço" o UKI de ver em outros bolos. Por isso, vi um ou dois vídeos destes desenhos animados, para ver a personagem, a envolvente, etc.


Porque isto do cake design meus amigos, não é pedir um bolo assim e assim, com o boneco X e Y e toma lá o bolo no dia seguinte. E é uma das razões pela qual eu não penso fazer negócio, é porque as pessoas têm tendência a pedir os bolos em cima da hora e ainda por cima, vêm com ideias fixas, ou até com imagens de outros bolos (que eu normalmente nem gosto) e eu que vejo e aprecio bolos todos os dias lindíssimos, não quero passar o meu tempo a fazer cópias ou a fazer coisas que não gosto e que não me identifico. 


Para ser diferente, é preciso fazer um trabalho de casa, eu nunca escondi que não sou muito criativa, inspiro-me em imensos bolos, mas gosto de misturar as ideias e adaptar ao que vou fazer. E foi isso que fiz também neste bolo. Peguei na temática que me foi dada e para a ocasião que era saiu este bolo. É isto que me dá maior prazer no cake design, por isso só tenho de agradecer aos pais do Miguel por este pedido e por uma vez mais deixarem o resto nas minhas mãos, à minha confiança.

Agora vou mostrar umas fotos  da execução dos folhos:




Esperem que tenham gostado :)

Já agora, obrigada pelos vossos comentários, não fazia sentido, se não estivessem desse lado :)

7 comentários:

  1. Ficou um bolo realmente lindissímo! :)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns! Ficou realmente muito bonito ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Deve ter sido dos bolos mais bonitos que vi... Ainda estou de queixo caído.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As tuas palavras enternecem-me e fazem-me ver que estou no caminho certo, fazer por gosto, tão simples quanto isso!
      Mas se fores aos links dos cake designer que menciono no texto, são todos portugueses e todos fabulosos!! :)

      Eliminar
  4. Parabéns, fantástico trabalho mais uma vez. :)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Ficou lindo o bolo!
    Muitos Parabéns pelo teu excelente trabalho. Continua :)

    ResponderEliminar