23 de abril de 2013

[Desafio] Conheces os seus hábitos de leitura?

Como ao que parece, hoje é o dia mundial do livro (nunca estou atenta a estas datas), vou responder a um desafio, para ficarmos a conhecer melhor os nossos hábitos de leitura. Quem tem blogue, pode responder a estas e perguntas e publicar, para os seguidores poderem conhecer melhor este lado da literatura.

1. Gostas de comer/petiscar enquanto lês? Se sim, qual o teu petisco favorito? 
Adoro! Como tenho tempo de manhã, o meu pequeno almoço é sempre acompanhado por um capítulo de leitura. Quando dá, o lanche também é um dos momentos favoritos.

2. Qual é a tua bebida favorita para acompanhar uma leitura? 
Chá, capuccino, agora para o verão irá ser smoothie.

3. Costumas sublinhar uma ou outra passagem enquanto lês um livro ou achas que escrever nos livros é uma ideia abominável? 
Apenas nos livros de receitas, escrevo umas pequenas notas, mas num post it.

4. Como marcas os livros quando interrompes a leitura? Tens um marcador especial ou usas o que tiveres à mão (ex. bilhete de autocarro, um papel dobrado, etc)? Ou dobras o canto da folha do livro?
Na maioria das vezes tenho um marcador, alguns marco com a própria capa, os da biblioteca marco com o papel da requisição.

5. Qual o teu género de eleição: ficção, não-ficção ou ambos?
Ficção.

6. Gostas de ler até ao fim do capítulo ou interrompes a leitura em qualquer sítio?
Sempre que posso leio o capítulo todo. Interrompo se me dá o sono de uma maneira que não consigo manter os olhos abertos e muitas vezes quando o S. chega a casa. :)

7. És do tipo de pessoa que atira o livro de um lado ao outro da sala caso o autor te irrite?
Não. O que costumo fazer é ler essa parte duas ou 3 vezes e ponho-me a falar com as paredes que não pode ser!! Impossível!! :)

8. Se encontras uma palavra que desconheces vais logo procurar o seu significado?
Normalmente não. Raras excepções.

9. O que estás a ler presentemente? 
Dona Flor e seus dois maridos de Jorge Amado.

10. Qual foi o último livro que compraste para oferecer?
Foi ao S. de certeza! Agora qual...ah, deve ter sido um sobre vampiros, mas é uma colecção e como ainda não tinham saído todos, ainda não leu nenhum...

11. És do tipo de pessoa que só lê um livro de cada vez ou lês vários livros ao mesmo tempo?
Um de cada vez, aliás, não percebo como uma pessoa se pode entregar num livro e viver a história se está sempre a saltitar de livro em livro. A minha modesta opinião, claro.

12. Tens um sítio favorito onde ler? E qual a melhor altura do dia?
Onde prefiro mesmo, mesmo, mesmo ler é na praia. Como isso é só em julho, agosto, leio na varanda quando há bom tempo como agora :). No inverno é quando menos leio, mas é na cama.

13. Preferes séries ou histórias únicas? 
os dois.

14. Tens algum livro ou autor específico que dês por ti a recomendar vezes sem conta?
Não costumo recomendar muito, eu e o S. lemos alguns em comuns, mas eu gosto muito dos históricos e ele não. Por outro lado ele gosta muito de fantasia e eu nem tanto. Mas quando calha a falar com outra pessoa, digo para ler os de James Rollins e José Rodrigues dos Santos.

15. Como organizas a tua biblioteca? Por género, por título, pelo nome do autor ou pela editora?
No meu quarto tenho algumas das colecções favoritas. Na estante, tenho uma prateleira para os históricos e arrumo por autor.

Agora deixo o desafio para vocês :)

1 comentário:

  1. É giro ir descobrindo o meu desafio por aí! :)

    Boas leituras e obrigada por participares!

    Fernanda

    ResponderEliminar