5 de fevereiro de 2013

Os meus anos #1 - Torta merengada com kiwi


Eu bem sei que eu fiz anos há já quase um mês! Mas só agora vou publicar as coisinhas doces que fiz!!

Eu sei que tenho sempre tudo atrasado, mas tenho andado num período chato com umas dores esquisitas e constipações mal curadas e  o tempo para aqui tem sido muito escasso!


Esta receita é mais uma das fantásticas da Leonor de Sousa Bastos! Quando a vi já há alguns meses sabia que mais cedo ou mais tarde teria de a fazer. A versão original é com morangos, mas como não estamos na época deles, embora mais tarde os tenha visto no supermercado, resolvi fazer com kiwi.


O kiwi é fruta que sempre gostei e habituei-me a comer com certa frequência sobretudo para regular a flora intestinal. E achei que o verde iria ficar muito bonito em contraste com o branco e aqui está a prova!!

Ingredientes:
torta de merengue
300g de claras (aproximadamente 8 unidades)
300g de açúcar
1 colher de sopa de vinagre branco
25g de amido de milho
5 ml de essência de baunilha
açúcar em pó para polvilhar

chantilly
200ml de natas para bater
20g de açúcar em pó

4/5 kiwis

Preparação:

1. Pré-aqueça o forno a 160ºC;

2. Bata as claras até que fiquem firmes e vá adicionando o açúcar aos poucos até que se forme um merengue espesso e brilhante;

3. Baixe a velocidade da batedeira e adicione a amido de milho peneirado, a essência e o vinagre;

4. Espalhe o merengue num tabuleiro de forno forrado com uma folha de papel vegetal ou noutro de grandes dimensões e alise com uma espátula;


5. Leve ao forno cerca de 20 minutos. Retire e deixe arrefecer;

6. Vire o merengue sobre outra folha de papel vegetal e retire a outra que estava no tabuleiro;

7. Espalhe o chantilly previamente feito e refrigerado e espalhe os kiwis cortados em pedaços;


8. Enrole a torta com a ajuda do papel e polvilhe com açúcar em pó. Refrigere antes de servir.

Deliciem-se!

Fonte: Blog "Flagrante delícia"


3 comentários:

  1. Não fosse o meu "medo" na parte do enrolar, ia já experimentar. :D
    O contraste das cores ficou delicioso, bom trabalho. ;)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar