26 de dezembro de 2012

Mini cabaz snowman & arvore de natal & bolo caneca & doce


Então, como foi o vosso Natal? Reunidos com a família? Comeram o bacalhauzinho? Houve sonhos, filhoses e rabanadas na vossa mesa?

O meu foi mais ou menos assim, não vale a pena estar a fazer outros pratos, pois aqui os mais velhos mandam na ementa e seguem as tradições à regra.

Ora eu este ano para oferecer a algumas pessoas que de uma forma ou de outra me vão acompanhando, resolvi fazer um mini cabaz com o tema "boneco de neve".


Fiz umas bolachas decoradas com pasta de açúcar. Foi a primeira vez e ficaram lindas! A receita é esta.


Fiz pela primeira vez macarons. Já sabia que não seria fácil, porque é preciso uma preparação de massa rigorosa e no meio da receita o meu robot de cozinha pifou...e para além disso a temperatura do forno tem que ser seguida à regra e o meu forno não faz bem aquilo que quero...


A receita está no final desta publicação.

A decoração era para ser feita toda em glacé, mas a consistência talvez não tivesse no ponto certo e como os macarons eram pequenos, o glacé ia escorregando nas partes curvas, depois fiz também com pasta de açúcar e ficou melhor.


Fiz cakepops em formato de boneco de neve, é muito simples, em vez de uma bolinha fazem duas, uma maior para o corpo e outra mais pequena para a cabeça.


Também tive alguma dificuldade na execução da boca e dos braços, ainda tive de fazer 3 versões diferentes para ver o que ficava melhor.


Ora aqui está a minha árvore de Natal! Gosto tanto! Tinha visto algumas na blogosfera e resolvi fazer uma, é muito simples, é necessário é ter cortadores iguais de vários tamanhos!

Depois acrescentei umas mini pérolas rosa e também gostei muito do resultado final!


Também fiz um projecto idealizado por mim, inspirei-me em algumas canecas natalícias que vi :)


Gosto muito do pormenor da asa da caneca ser o prolongamento do barrete :)

Fiz a decoração em 10/15 minutos, o problema foi mesmo cobrir com a pasta de açúcar. Eu cozi dois bolos diferentes e com cortadores redondos, recortei vários círculos dos bolos e empilhei até atingir a altura pretendida.


Como o bolo é recortado e massa era muito molezinha e deixava muito migalha, não consegui barrar e alisar a superfície, Então, coloquei duas coberturas de pasta de açúcar, a última (roxa) bastante grossa para ficar o mais perfeita possível.

Foi muito engraçado ver o meu primo a ir tentar agarrar a caneca pela asa, não se apercebeu que era um bolo :)

Para juntar às filhoses, sonhos e rabanadas fiz este doce, 5/10 mintos e está feito!


Agora vamos à receita dos macarons:

Ingredientes (16 conchas/8 macarons):
100g de açúcar em pó
55g de miolo de amêndoa moído
45g de clara
15g de açúcar branco
corante azul


Preparação:

1. Num robot de cozinha pulverize alguns segundos a amêndoa e o açúcar em pó e peneire (não salte este passo, se não, não ficará com uma crosta lisa e brilhante;

2. Bata as claras em velocidade baixa até criar espuma, acrescente o açúcar branco e bata em velocidade máxima até criar picos firmes. Acrescente o corante e misture;

3. Incorpore as claras na massa de amêndoa com uma espátula de silicone, delicadamente para não perder muito ar;

4. Coloque o preparado anterior num saco de pasteleiro com o bocal redondo e liso de 1 cm de diâmetro;

5. Faça círculos sempre do mesmo tamanho no papel vegetal para os macarons saírem iguais;


6. Aperte o saco de pasteleiro com o bico no centro do círculo e preencha. Deixe os macarons descasarem em local seco cerca de 1h para ganharem uma ligeira capa seca ao toque;

7. Leve os macarons ao forno aquecido a 150ºC 10 minutos e baixe para 140ºC e coza mais 3 minutos. Devem de ficar com uma crosta crocante e o centro macio.

Espero que tenham gostado de todas esta delícias natalícias!

Fonte: macarons: blogue "Coco e Baunilha"

2 comentários:

  1. Possaaaaas só coisas boaas pa!! Aposto que esses cabazes foram um sucesso têm cá um aspectooo =D=D=D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Fantástico trabalho!
    Votos de um bom 2013.*

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar